quinta-feira, 19 de março de 2009

Relação entre o filme "O Terminal" com as formas de comunicação humana

A linguagem é um sistema de comunicação baseando em sons, gestos, imagens e improvisos diversos, cercam a vida do homem moderno, compondo mensagens de toda ordem, transmitidas pelos mais diferentes canais como a televisão, o cinema, a imprensa, a música e tantos outros, sendo também um elemento crucial no desenvolvimento cognitivo.

Ela pode refletir sobre as pessoas, locais, objetos, pode comunicar as suas necessidades, sentimentos e idéias para exercer controle sobre a sua própria vida.

Em todos os canais supracitados, a língua desempenha um papel preponderante, seja na sua forma oral ou escrita, já que permite o contato com o mundo e consequentemente a constante atualização do repertório individual e coletivo. Crescemos dentro da nossa família ouvindo - na maioria das vezes - nossos pais a falarem conosco, além de gestos e sinais, através da fala, das palavras. Nosso pensamento, a forma de entendermos as coisas, o mundo, começa, então, a ter por primordial, as palavras, a linguagem, o nome das coisas existentes no mundo. Quando estamos nas grandes civilizações a língua é o suporte para a dinâmica social que compreende, não só as relações diárias entre os membros da comunidade, como também toda atividade intelectual. Apesar de seu predomínio a linguagem é de tal modo, onipresente que a aceitamos e sabemos que sem ela a sociedade, tal como a conhecemos, seria impossível.

É incrível como a simples dificuldade de comunicação às vezes pode complicar algumas situações, das quais observamos no filme “O Terminal”. Logo no início percebemos a dificuldade do personagem Viktor Navorski, quando se vê perdido, sem compreender o que está realmente acontecendo. Assim como o personagem, nós nos deparamos também no dia-a-dia, com dificuldades em compreender determinadas mensagens. Sabemos que é de suma importância a observação de mensagens contidas nos ambientes que freqüentamos.

Podemos dizer ainda que a linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

Observamos que no filme foram emitidos alguns exemplos de linguagem verbal e não-verbal como as placas colocadas ao chão sinalizando “chão molhado” e as mensagens levadas e trazidas por Viktor a amada Dolores de Enrique Cruz.


FACULDADE CASTRO ALVES

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário